A arquitetura é uma profissão em que a melhor forma de aprendizado é a experiência prática. Ao longo de anos, com a vivência da profissão, podemos dizer que estamos evoluindo nossos conhecimentos sobre os diversos temas que ela abrange. Trocar experiência com outros profissionais, perceber como desenvolvem seus projetos, quais soluções construtivas e quais materiais aplicam, é estimulante para essa evolução.
Acredito que a arquitetura é expressão, registro da forma de habitar, viver e pensar de uma comunidade. O usuário deve ser o principal ator para elaboração de um projeto, que servirá de ferramenta para simplificar e tornar mais agradável sua vivência cotidiana, prezando também o ambiente em que está inserido. Cada comunidade, em cada local, é diferente, com necessidades e demandas diferentes. No mundo atual, em que estamos cada vez mais conectados a variadas culturas e informações, precisamos expandir nosso olhar e nossos conceitos.
Por isso, eu, Ana Luiza, vinha considerando essencial para o meu crescimento profissional ter a oportunidade de trabalhar em outro país, ao lado de profissionais que teriam um olhar alternativo sobre a arquitetura, com a possibilidade de experienciar e absorver tudo de positivo, que uma diferente cultura pode proporcionar. A escolha para isso foi por Portugal, inserido na atmosfera européia, com forte ligação com a nossa história e berço da nossa arquitetura.
Nos próximos meses estarei vivendo em Lisboa, atuando como colaboradora de projetos em um escritório no coração da cidade, especializado em arquitetura de edificações, com foco em todos os detalhes dos exteriores aos interiores das mesmas. Estando por aqui, a um pulo de distância de tantos países interessantes, vou viajar aos eventos mais importantes no campo da arquitetura, artes e design que acontecem ao longo do ano. Sigo por aqui postando tudo de mais surpreendente que eu vivenciar, para que vocês possam participar dessa experiência comigo!
Já nas primeiras semanas por aqui, aproveitei para dar uma rodada e conhecer a região. Lisboa é encantadora, com seus prédios revestidos de azulejos antigos, calçadas de mosaico de pedra portuguesa e os famosos bondes elétricos que caracterizam a paisagem urbana, situada sobre sete colinas.
Em direção ao norte do país, a vila de Óbidos é puro charme, com seu casario branco, tipicamente português, abraçado pela muralha do século XI. Foi oferecida como dote de casamento a D. Isabel, e a partir de então foi dote de várias rainhas, ficando conhecida como Casa das Rainhas.
Na região da Beira Interior, porção de maior altitude do país, encontra-se um conjunto de Aldeias Históricas, de período medieval, com muita história para contar. Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido sua fisionomia urbana inalterada até hoje. Passear por suas ruelas estreitas, rodeadas por casas e muralhas plenamente em pedra, é uma incrível viagem ao passado e a realidade cotidiana de uma comunidade medieval.
Ao sul, no Alentejo, Évora é uma das cidades mais ricas em monumentos do país. Seu centro histórico, classificado Patrimônio Mundial pela UNESCO, teve origem a mais de dois milênios pelo povo romano. Trata-se de uma cidade com igrejas imponentes, praças históricas, ruas medievais e casario branco.
A minha estadia aqui em Portugal acontecerá até outubro deste ano. Com isso, muita experiência será levada para o Brasil e, é claro, diversas ideias inspiradoras para aplicar em novos projetos. Apesar de eu estar longe do Brasil, o contato para mais informações continua normalmente, principalmente através do meu e-mail.
Ansiosa desde já para compartilhar mais novidades durante esses meses que estarei aqui em Portugal. Fiquem ligadinhos no blog! ;)