Retornando de uma viagem maravilhosa a Bariloche, região de Rio Negro na Argentina, não podia deixar de mostrar aqui os objetos arquitetônicos que mais me encantaram. Referências de uma arquitetura instalada em meio às montanhas nevadas, mesclando elementos tradicionais e contemporâneos de forma muito harmônica.
Este hotel implantado no alto de uma colina, com vista para os lagos Moreno, Nahuel Huapi e Cerro López tem a localização perfeita para desfrutar da paisagem. O prédio principal, visto na primeira foto, é uma construção de 1940, projetada pelo arquiteto Alejandro Bustillo, com características bem tradicionais. Já a Ala Moreno, é uma construção nova, localizada na beira do lago, em uma combinação perfeita do clássico estilo Llao Llao, com um desenho patagônico contemporâneo.
A parte inferior da ala, encravada no relevo, é toda moldada em estrutura metálica, com acabamentos em madeira. O telhado da mesma serve como jardim dos prédios acima, na melhor definição de teto jardim. Uma grande torre com elevador panorâmico leva aos quartos, que possuem o melhor visual das montanhas e lago a frente.
Valorizando os diversos panoramas, o edifício conta com grandes aberturas de vidro voltadas para cada visual. A sensação que se tem ao circular dentro do hotel, com seu sistema de calefação super aconchegante, é de que estamos vendo um quadro da paisagem fria, a cada janela.
Outro ponto que visitei e me chamou muita atenção, tanto pelo projeto arquitetônico quanto de interiores, foi a Cervecería Patagonia. O espaço conta com a fábrica da cerveja tradicional e um bar/restaurante super charmoso. A localização é perfeita, próximo a uma área de parque nacional, com um visual incrível a frente. A arquitetura minimalista, com estrutura leve e muito vidro, valoriza os materiais naturais e integração com o ambiente em que está inserido.
O projeto de interiores é igualmente bem trabalhado, trazendo a rusticidade dos elementos em madeira, aço corten e pedra natural, da estrutura, para dentro.
A riqueza de detalhes na decoração e composição de materiais diversos, preenchem o ambiente. Na brincadeira das artes em giz, das banquetas e luminárias em formatos diferentes, e dos elementos de decoração fixados nas paredes, cria-se um clima descontraído e convidativo.