Práticas e modernas, as persianas controlam a entrada de luz e ganham cada vez mais espaço na composição de diversos projetos residenciais. Elas valorizam e trazem elegância ao ambiente. São feitas através de um sistema de roldanas, que permite um controle de luminosidade, dispondo da possibilidade de uma abertura total ou parcial das lâminas.
As persianas são feitas principalmente de PVC, alumínio, madeira, bambu e revestidas com tecidos. Podem ser encontradas em vários tipos e estilos. Para você saber mais sobre isso, separamos uma listinha com os principais tipos de persianas para harmonizar perfeitamente um espaço.
PERSIANA VERTICAL
A persiana vertical oferece um grande controle da intensidade de luminosidade dentro de um ambiente, principalmente para deixar o espaço mais aconchegante. Esse tipo de persiana garante mais funcionalidade. É facilmente encontrada em PVC e tecidos translúcidos.
PERSIANA LAMINADA
Era muito comum em escritórios, porém, hoje em dia, está bem presente em residências. A persiana laminada é prática e proporciona um bom controle de luz. São mais utilizadas em materiais como madeira e alumínio.
PERSIANA BLACKOUT
Permite o controle em níveis de escurecimento, visibilidade e luminosidade. Possui diversas opções de tecidos para esse tipo de persiana, mas é mais comum ser encontrada em linho, algodão ou fibras naturais.
PERSIANA SILHOUETTE
A persiana silhouette, além de controlar a entrada de luz, também dão leveza à decoração. É geralmente confeccionada com tecidos.
PERSIANA PAINEL
Esse tipo de persiana também bloqueiam a entrada de luz externa. São elegantes e produzidas em sarja ou lona.
Como você pode ter percebido, existem diversos tipos de persianas e, para escolher a melhor opção, é necessário realizar uma análise para ver o melhor tipo de ambiente em específico e deixá-lo agradável.