O Brasil é um país multicultural, onde possui diferentes estilos, raças, gostos, sabores, cores, texturas, crenças e hábitos. Já em relação ao brasileiro, no exterior, é extremamente conhecido por sua cordialidade e receptividade, e através dessas características muitos arquitetos procuram estabelecer isso em projetos arquitetônicos.
A brasilidade, em si, demonstra a valorização das nossas raízes, e do que o nosso país possui de melhor. Passou-se o tempo que o “interessante” era o que vinha de fora. Hoje em dia, busca-se dentro do Brasil diversos elementos raízes para abordar nos projetos arquitetônicos e também na decoração de interiores e, assim, traduzir de acordo com as nossas necessidades e mesclando com o nosso estilo de viver e pensar.
Cada vez mais a contemporaneidade dentro da arquitetura brasileira vem sendo valorizada. Um dos maiores exemplos de arquitetos contemporâneos do nosso país, por exemplo, é o Oscar Niemeyer. O seu nome carrega um papel importante na disseminação da arquitetura brasileira, bem como na influência de novas obras no mesmo âmbito. O minimalismo, o uso do branco, a geometria biomórfica e a concatenação, por exemplo, são técnicas de Niemeyer abordadas em muitos projetos arquitetônicos japoneses.
Além disso, o estilo de Niemeyer busca também a inserção da obra no entorno, com grandes espaços abertos e conexões com o exterior, utilizando materiais como o concreto aparente e vidro. Um exemplo desse estilo - e que já comentamos aqui - é o projeto Casa Mattos, realizado pelo escritório FGMF Arquitetos em São Paulo.
Já em relação, especificamente, a brasilidade no design de interiores, tanto na decoração quanto no mobiliário, caracteriza-se em materiais com palhas naturais, couro, sisal, vime, cimento queimado e madeira natural - com formas curvas e um estilo bem característico. E os objetos são realizados a partir de esculturas de barro, argila e crochê.
E o estilo de decoração segue um tema tropical, onde os projetos de arquitetura de interiores possuem muita vegetação, texturas, madeiras, objetos artesanais, com origem das diferentes regiões do país, ladrilho hidráulico e cobogó - que são estruturas vazadas e utilizadas como separador de ambientes.
Em suma, tudo isso caracterizando o Brasil dentro da arquitetura e do design de interiores, e disseminando a nossa cultura tanto dentro do próprio país quanto fora. Nós amamos esse estilo, e você?