Você já sonhou em ter um espaço somente seu para colocar todas as roupas e acessórios? O closet é um verdadeiro desejo para muitas pessoas, principalmente porque é possível organizar tudo (camisas em cabideiros, sapatos em compartimento próprio, espaço para joias, entre outros) e devidamente em um só lugar dentro de casa e/ou apartamento.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum encontrar closets com iluminação apropriada para esse tipo de ambiente com o objetivo de organizar e separar melhor os pertences. Entretanto, aqui no Brasil, a ideia de projetar closets em casa e apartamento estão ganhando cada vez mais notoriedade.
Em projetos arquitetônicos ou de reforma, quando o cliente solicita a inserção de closets no ambiente, geralmente é válido incluir. Quando se tem quebra-quebra de paredes é mais fácil de realizar esse processo. Mas, em apartamentos, mesmo que o cliente não queira fazer muitas mudanças na planta baixa, é comum utilizar um dos quartos como closet.
As vantagens de ter um closet
• Para os quartos, não será necessário adicionar muitos armários, sendo que será possível trabalhar com um ambiente mais leve e aconchegante. Através disso, sobra mais espaço livre para acrescentar uma área de estar ou uma área de trabalho e, assim, detalhar mais a marcenaria e a decoração;
• É bom para separar as funções de descanso e relax do quarto, e a mais funcional para se arrumar no closet;
• O quarto fica mais organizado e sem aquela bagunça de roupas e acessórios jogados por todo o lado ao se arrumar.
O tamanho do ambiente
• Ao projetar closets, procuramos posicioná-los entre o quarto e o banheiro, criando assim uma área funcional, em que a pessoa pode tomar banho, secar o cabelo, se maquiar ou barbear, e trocar de roupa, sapato, etc. Já em relação ao tamanho do closet, o ideal é um espaço de 6m² a 8m². Porém, depende muito da necessidade e solicitação do cliente para o ambiente. Para um casal, por exemplo, um closet ideal é entre 12m² e 15m².
Os setores de um closet
• As portas grandes de correr são mais práticas de manusear e dão maior abertura e visibilidade para as roupas, sem ocupar espaço da circulação quando abertas;
• Para armário de cabideiro e portas de correr, o ideal é uma profundidade de 65cm, que é bastante grande para prateleiras. Então, colocamos prateleiras com corrediça, que podem ser puxadas para fora, aproveitando assim a parte de trás para outra pilha de roupa ou par de sapatos.
• Para iluminação ficar funcional, usamos sancas de gesso, com lâmpada fluorescente ou de led branca dentro. É um recurso que possibilita bastante claridade, ao longo de todo o ambiente, que é essencial. Vale ainda posicionar alguns embutidos pontuais em locais estratégicos, se necessário.
Os adicionais
• Se temos uma janela no ambiente (que é algo bom para dar uma ventilada e renovada no ar), podemos usar o espaço abaixo dela para um armário baixo, tipo uma cômoda para sapatos ou criar uma bancada com puff, como apoio;
• Para as mulheres, costumamos propor um espaço para penteadeira. Pode ser utilizada como um espaço para maquiagens, com um bom espelho na frente com iluminação funcional. Aqui o ideal é ter uma fonte de luz que venha da altura da pessoa (da frente ou dos lados), com uma cor mais natural (que é um pouco mais amarela que a do teto) e uma luz pontual de cima, posicionada de forma que não crie sombras na área de produção, mas dê mais luminosidade. Essa mescla de cores e tipos de iluminação é interessante para criar uma luminosidade mais natural, igual a que temos na rua, e garantir um bom resultado para a make.
• Além disso, é válido agregar um móvel fininho vertical para bijous, pendurar colares e outros acessórios ou gavetas fininhas para guardar outros itens, como óculos, porta-joias, etc.
Práticos e funcionais, os closets facilitam a organização dos moradores, mas depende do(a) arquiteto(a) dispor da melhor solução para inserir em uma casa e/ou apartamento e agradar o cliente em questão.