A escolha de luminárias decorativas

Projetos Ana Luiza 19/01/2018

Estudar boas opções de iluminação para um projeto é fundamental para garantir a valorização do ambiente. Além dos toques de acabamentos,  as luzes também são responsáveis em transmitir sensações para cada espaço de uma casa/apartamento, como o conforto e clareza e, assim, satisfazendo quem mora nesses locais.

Hoje, nos projetos de arquitetura de interiores, as luminárias decorativas tem papel fundamental para complementar o visual dos ambientes, por exemplo, para, além de clarear um espaço, destacá-lo e deixá-lo ainda mais atrativo aos olhos de quem vê. Para isso, há uma infinidade de modelos, como os pendentes, mini-pendentes, plafons e arandelas, e com alguns estilos como o clássico, industrial ou mais descontraídos.

Pendentes

*Modelo de pendente para mesa de jantar, em Reforma PS.

Os pendentes, ou lustres, são principalmente utilizados nas salas de jantar, como elemento decorativo e principal iluminação para a mesa de jantar. Podemos optar por um modelo moderno, com cúpula em tecido por exemplo; ou mais clássico, de cristal. Com um design reinventado, não podemos deixar de valorizar a imponência dos lustres de cristal.

Mini-pendentes

*Mini-pendentes divertidos, com acabamentos em cores diferentes e corda estampada no quarto infantil - Reforma RQ; e na lateral da cama na suíte da filha - Residência MI.

Os mini-pendentes podem ser utilizados em cima de bancadas gourmet, normalmente em conjunto de três ou mais, dependendo a extensão da bancada; sobre uma mesa lateral no canto do ambiente; fazendo vez de "abajur" nas laterais de cama; ou em sequência para iluminar um caminho ou ambiente.

Plafons

* Plafon c/ cúpula em tecido na sala de TV - Reforma PS.

Os plafons são uma opção de luminária decorativa que fica rente ao forro. Útil para iluminação geral do ambiente, de forma mais discreta do que os pendentes.

Arandelas

*Lavabo Residência MI contou com arandelas também como elementos decorativos
*Nos banheiros dessa casa de campo - Reforma PS - as arandelas em estilo colonial em conjunto aos espelhos com molduras coloridas deram um toque rústico e charmoso aos ambientes.
*Fixadas em painéis na lateral da cama, na suíte da Residência LP e Quarto infantil Reforma PS.

As arandelas podem ser utilizadas para dar efeito de luz em painéis, geralmente com uma iluminação indireta para cima e para baixo; em bancadas de lavabos e banheiro, proporcionando uma iluminação ideal, na altura do rosto, ao se olhar no espelho; e também fazendo vez de abajur, na lateral da cama.

Abaixo você pode conferir alguns dos projetos que trabalhamos com luminárias decorativas diferenciadas, que garantiram um toque final aos ambientes.

*Jogo de 3 pendentes, para abranger toda a extensão de bancada gourmet + mesa de jantar; e arandelas emoldurando porta da adega. Trabalhados no mesmo acabamento cinza chumbo externo + concreto interno. Tons entrando na paleta de cores escolhidas para o ambiente social da Residência MI.
*Neste projeto - Residência LP interiores - o pendente Cine, que é um ícone da Betolucci, inspirado nos antigos holofotes de filmagem, em acabamento especial Cobre escovado; capta nossa atenção, como elemento decorativo essencial nesta ampla sala social.

*Composição de mini-pendentes e arandelas com design clean e acabamento cobre; e lustre de cristal com uma pegada mais moderna - Projeto Apartamento MP.
*Neste escritório as duas arandelas também fazem toda a diferença para o resultado final do ambiente. Trazem imponência ao criar um efeito de luz super interessante nos painéis com boisseries - Reforma PS.
Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.