Apesar de às vezes não ser perceptível, as cores são extremamente importantes para compor um ambiente. Isso porque elas carregam diversas sensações que são facilmente transmitidas para as pessoas, como alegria, euforia, paz, medo, etc. Além disso, as cores podem ser usadas como forma de dar destaque para uma parede, móveis ou objetos na decoração.
Na arquitetura, para realizar um bom acabamento aos projetos, há inúmeras opções de cores que um(a) arquiteto(a) pode utilizar, porém é sempre necessário analisar bem quais opções de cores serão bem-vindas ao ambiente, visando sempre as reações que podem ocorrer em seus observadores, sejam elas positivas ou negativas.
Nós, particularmente, gostamos muito de uma composição de acabamentos em cores escuras como, por exemplo, o mix de azul escuro (royal, marinho ou petróleo) com verde escuro (esmeralda, garrafa, oliva) e marrom caramelo para contrastar.
Esse conjunto harmoniza bem com uma paleta de cores cinzas (quentes e frios) para a base de um projeto. Valendo a aplicação em um item especial - móvel, tecido, papel, parede, etc - que se destacará, sem carregar o ambiente
Partindo de outro ponto e quebrando um pouco dos tons sóbrios, surge o tom de marrom caramelo, que geralmente lembra uma opção de cor de madeira ou elementos em couro. Essa tonalidade de couro, especificamente, é também trabalhado em couro estonado. Geralmente é utilizado em cadeiras ou poltronas com um design diferenciado, e que remete a uma aparência de retrô ao ambiente
Indicando sua força, essa tendência de composição de acabamentos foi muito aplicada em ambientes da Casa Cor de São Paulo no ano de 2017, que é uma das mostras de decoração de maior importância e referência no país. Seguem alguns ambientes para vocês conferirem:
Em suma, essa é uma tendência que vem aparecendo bastante nos últimos tempos, principalmente em projetos de referência, visando sempre trazer uma proposta de ambientes mais sóbrios. Nós adoramos esse tipo de acabamento. E você, o que acha? Deixe seu comentário!