Os traços modernistas e contemporâneos no projeto Casa Mattos

Referências Ana Luiza 22/11/2017

Através do objetivo de projetar uma residência para um jovem casal, a Casa Mattos possui algumas peculiaridades. Situada na capital paulistana e contendo um terreno de 885,3 metros quadrados, a residência foi projetada em um terreno com declive acentuado. Para isso se tornar viável, o escritório FGMF Arquitetos planejou as ocupações em níveis. Confira mais sobre esse projeto abaixo.

Projetado em níveis

Devido o terreno conter um declive acentuado e, ao mesmo tempo, ter uma bela vista da cidade de São Paulo, foi necessário realizar o projeto com construções em níveis.

 

No primeiro nível, contém um acesso, uma garagem e um jardim, além de uma ala íntima suspensa. No hall, contém uma escada que direciona o visitante para a área social da residência. No segundo nível, com pé-direito duplo, há a área de serviços, sala de jantar e cozinha gourmet. E, por último, no terceiro nível, também contém um pé-direito e a sala de estar aberta para a vista e conectada à piscina.

Peculiaridades do projeto

O projeto arquitetônico possui um contraste que cria entre volume superior - mais “pesado”, com poucas aberturas, materiais e cores escuras - e o volume inferior, super leve em todo o vidro. Ficou uma brincadeira interessante, como se o grande bloco estivesse apoiado no vidro, que, na realidade, é sustentado pelos esbeltos pilares redondos, seguindo uma linha bem modernista de projeto.

Na fachada principal, mais comprida, a sobreposição do elemento em cimento queimado, abraça toda a estrutura da casa, por cima do grande bloco preto, e cria um detalhe interessante para delimitar as janelas. Já na fachada lateral, menor, que no espaço vertical da escada e mezanino, obteve um jogo interessante - como se o bloco preto estivesse mesmo separado da estrutura e apoiado somente no vidro.

Além disso, a Casa Mattos possui traços modernistas mas também com uma visão contemporânea em seu design de interiores. O projeto contém peças modernistas clássicas, como as cadeiras polywood chair do Eames ou a poltrona womb de Shaarinen em conjunto com peças de designers brasileiros, tais como Jader Almeida, Natasha Shlobach, Marcus Silveira e entre outros, que dão diversos acabamentos em madeira lindíssimos para a residência.

Em suma, a arquitetura do projeto une traços modernistas e contemporâneos, que caracteriza pelas diferenças de pé-direito e a relação de áreas externas e internas, com cheios e vazios, atribuindo elementos leves e pesados. Um belo exemplar de arquitetura brasileira!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.