Arquitetura brasileira contemporânea

Sobre Ana Luiza Fotógrafo: Pedro Caetano 08/05/2020

Com uma linguagem contemporânea, o perfil dos projetos que desenvolvemos no escritório segue conceitos estéticos da arquitetura moderna, aplicadas ao modo de viver dos dias de hoje. Além da funcionalidade e estética, trazemos a vivência do usuário e as sensações que queremos que experimentem em cada ambiente, ao centro do projeto.    

A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

É considerada contemporânea a arquitetura criada depois do pós-modernismo, a partir dos anos 80, até os dias de hoje.

Enquanto os primeiros movimentos modernistas, do início do século XX, deixavam de lado tudo que era considerado tradicional, através da simplificação das formas. E buscavam um rompimento com o passado, o nosso ponto de vista contemporâneo preza por uma reinterpretação do passado. Não seguimos com as mesmas regras rígidas do modernismo, mas valorizamos suas descobertas e conceitos, aplicando-os até hoje.

A grande diferença é que se abre mais espaço para abstração. Não há linguagem única, já que cada artista tem a sua visão, define quais referências priorizar, incorpora novas tecnologias e vive em uma diferente sociedade.

Se vamos fazer uma releitura de elementos e emprega-los de acordo com o próprio estilo, posso afirmar que os pontos que mais me identificam do passado modernista são trabalhar a forma como resultado da função, o minimalismo nos ornamentos exaltando as linhas e materiais e a criação de ambientes fluidos e conectados – entre si e com o exterior. Porém, levando mais em conta o cotidiano das pessoas, suas rotinas, gostos e necessidades.

MANIFESTO CONTEMPORÂNEO

Estamos aqui para criar obras mais abrangentes e pluralistas, que reúnem um conjunto de referências e estilos e trazem a arquitetura não mais como forma rígida no espaço. Surge outro elemento essencial, mais importante do que formas e conceitos, o movimento e transformação do usuário. A concepção dos espaços muda, a partir do momento que o usuário muda.

Invertemos a perspectiva, da arquitetura como definidora do espaço ao qual o indivíduo deve se adaptar, para o indivíduo como definidor do espaço. De maneira simples, a arquitetura está a serviço das pessoas. Valorizar à sua maneira de viver e experimentar os espaços, as suas necessidades e receios,são ponto chave do nosso trabalho.

Alinhado a isso, as grandes transformações no planeta nos levam a priorizar um design orgânico em prol da preservação do meio ambiente. Racionalizar a construção para evitar o desperdício, reciclar e valorizar materiais reaproveitados – como elementos industriais e de demolição. Propor pisos abertos e janelas de grandes dimensões para trazer a luz natural ao interior, garantir conforto térmico, conexão com o mundo externo e com a natureza, buscar a individualidade e personalidade do usuário, trabalhar com estruturas e revestimentos em materiais naturais, reutilizáveis e menos tóxicos, são os pilares da arquitetura contemporânea.

BRASILEIRO

Propomos uma arquitetura de acordo com o modo de viver e conviver da nossa sociedade. Valorizamos o design produzido em nosso país e os materiais naturais que temos a disposição na região. Acreditamos na essência da autenticidade e buscamos sempre trazer a brasilidade para a nossa arquitetura.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.