Os grandes vãos livres

Tendências Ana Luiza 24/11/2017

Um elemento que nós, arquitetos(as), amamos e adoramos implementar em nossos projetos são os grandes vãos, ou seja, grandes aberturas livres entre pilares que conectam espaços internos com o exterior das edificações. Em cada projeto arquitetônico, os vãos podem conter suas próprias peculiaridades, com mais sistemas e materiais apropriados de acordo com o que foi planejado.

Para possibilitar que sejam feitos esses grandes vãos livres nos projetos, é necessário um grande espaço entre os pilares, e que são as estruturas que sustentam verticalmente a edificação. Entre as estruturas teremos vãos abertos, fechamentos com paredes ou esquadrias (portas e janelas). Diante disso, é importantíssimo que esse conceito esteja bem alinhado na criação dos primeiros desenhos do projeto.

Para obter bons resultados em grandes vãos livres, podemos propor soluções estruturais distintas e utilizar pilares e vigas mais robustas para conseguir maiores espaços; propor um sistema diferente de laje como, por exemplo, a nervurada, que por ser mais leve do que a laje maciça tradicional, suporta maior espaçamento entre apoios; optar por uma estrutura metálica, ao invés da tradicional de concreto armado, para a edificação; separar a estrutura do fechamento, nesse caso os pilares estão para dentro da parede externa da edificação, e se utilizarmos fechamento em esquadria ela poderá passar livremente por fora deles.

Esses vãos podem estar localizados em locais de passagem, conectando ambientes, ou em locais que não necessariamente precisamos de acesso - com função mais estética arquitetônica ou para entrar uma claridade ou visual. Para os locais que não teremos acesso e que serão apenas visuais, é possível utilizar o uso de vidros fixos.

Atualmente, por exemplo, existem tecnologias que permitem a produção de folhas enormes de vidro, no qual podem ser apoiadas umas nas outras, ou em perfis metálicos aparentes - conhecidos como fachada cortina. Duas dessas tecnologias fortemente utilizadas e que transparecem modernidade são a Fachada Glazing - onde as folhas de vidro escondem os perfis de sustentação, e a Fachada Spider - onde uma peça metálica, em formato de estrela, fixa uma folha de vidro na outra.

Em relação aos vãos que possuem passagem, é adicionado esquadrias com folhas de vidro móveis. As esquadrias tradicionais, com folhas de correr, em alumínio ou pvc está ganhando mais robustez e permitindo folhas maiores. Através disso, permite que a visão fique mais limpa, com menos perfis (divisões) e, consequentemente, mais vidro.

Para que seja possível uma maior abertura de vãos, vem se aprimorando alguns sistemas de aberturas articuláveis ou pivotantes. Ambas, ao estarem abertas, ocupam um espaço dentro ou fora da edificação, no mesmo tamanho da folha. Também é utilizado um outro sistema, o Reiki. Ele é muito utilizado com folhas somente de vidro (sem perfil), que correm para um lado e giram em um eixo, no qual realiza a abertura do vão por completo.

E, por fim, um dos principais pontos para a construção de grandes vãos livres estão na escolha de um sistema estrutural adequado, seguro, econômico e de acordo com as necessidades do projeto. Por isso, é essencial que o(a) arquiteto(a) tenha cuidado na hora de escolher os melhores sistemas e materiais, e analise bem diversos pontos de custo e benefício para oferecer um ótimo resultado aos seus projetos com grandes vãos livres.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.