6 edifícios geométricos surpreendentes

Referências Ana Luiza 18/05/2018

A arquitetura é uma área totalmente admirável com diversos projetos inovadores que nos encantam e nos inspiram. Um dos estilos arquitetônicos mais incríveis são os que utilizam elementos geométricos em sua estrutura. Para integrar isso nos projetos é necessário ter um cuidado com a multiplicidade de formas para que não polua o visual, sobrecarregando o ambiente com diversas características indesejáveis. Neste post, separamos uma listinha com 5 edifícios geométricos que combinam beleza, inovação e versatilidade em sua composição arquitetônica e geométrica.

GROVE EM GRAND BAY - Miami, Estados Unidos

Grove em Grand Bay

O Grove em Grand Bay foi projetado pelo escritório BIG, dos Estados Unidos, e as duas torres possuem 20 andares com um “movimento dançante”, onde cria um excelente destaque para a beleza de Miami. O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, responsável pelo projeto, diz que, através das torres sinuosas - que nunca se cruzam, foi possível otimizar pontos de vista e espaços ao ar livre, permitindo que os edifícios interajam visualmente entre si.

Grove em Grand Bay
Fotos: Rasmus Hjortshøj

KUBUSWONINGEN - Roterdã, Holanda

KUBUSWONINGEN

A cidade de Roterdã, na Holanda, conta com diversas construções arquitetônicas que fogem um pouco dos padrões europeus. Um dos prédios mais icônicos da cidade é o Kubuswoningen, as Casas Cubo. São cerca de 40 casas convencionais que foram inclinadas em 45º. O arquiteto Piet Blom, quis trazer por meio deste projeto o desenvolvimento de uma arquitetura moderna e inovadora para a cidade.

Kubuswoningen

SEDE DE DEPARTAMENTO DE SAÚDE BASCO - Bilbao, Espanha

DEPARTAMENTO DE SAÚDE BASCO

Para garantir uma nova “cara” ao Departamento de Saúde BASCO, de Bilbao, o estúdio Coll-Barreu Architects projetou um edifício com com características arredondadas e com fachada dupla, em 9.2 mil m², garantindo um grande impacto visual perante as outras construções ao seu redor. Toda a estrutura é feita de vidro e aço, e, visualmente, o projeto remete muito a um diamante.

Departamento de Saúde BASCO
Fotos: Aleix Bagué

NORD/LB - Hannover, Alemanha

NORD/LB

A nova sede do banco NORD/LB, um dos maiores bancos da Alemanha, foi desenhada pelo escritório Behnisch & Partner, de Sttutgart. O edifício conta com uma capacidade para 1.500 funcionários e possui 70m de altura e 71,60 mil m². Dentre diversas construções clássicas, este projeto se destaca como um prédio extremamente moderno e tecnológico.

LINKED HYBRID - Pequim, China

Linked Hybrid

Com 220.000 m², o edifício Linked Hybrid está localizada na antiga muralha da cidade de Pequim. Este projeto promove relações interativas e estimula diversos espaços públicos que variam de comerciais, residenciais e recreativos. Em suma, compõe um espaço urbano tridimensional.

Linked Hybrid
Fotos: Iwan Baan

CENTRO HEYDAR ALIYEV - Baku, Azerbaijão

CENTRO HEYDAR ALIYEV

O projeto do Centro de Heydar Aliyev foi comandado pela renomada arquiteta Zaha Hadid, em 2007. Para este projeto, Hadid trouxe fortemente a presença de ondulações, bifurcações e dobras. A sua estrutura é composta por concreto em junção a um sistema de treliças espaciais.

CENTRO HEYDAR ALIYEV
Fotos: Iwan Baan / Houtfon+Crow
Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.