Álvaro Siza: conheça suas obras arquitetônicas

Arquitetos Ana Luiza 10/04/2018

Considerado um dos principais arquitetos do século XX e o profissional de arquitetura com mais destaque em Portugal, o arquiteto português Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, ou simplesmente conhecido como Álvaro Siza, possui diversas obras imprescindíveis na história da arquitetura contemporânea. A simplicidade aliada à sofisticação em seus projetos faz com que o arquiteto tenha ganhado um grande reconhecimento e respeito mundial.

Álvaro Siza nasceu no dia 25 de junho de 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal. Anos depois, mudou-se para o município de Porto, onde estudou na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Na mesma época, ele abriu um escritório de arquitetura, dando início a sua carreira brilhante na área. A sua carreira, de fato, começou realizando pequenos projetos residenciais e trabalhando como assistente do arquiteto Fernando Távora.

Arquiteto Álvaro Siza

O arquiteto português começou a lecionar na Universidade do Porto em 1966, também teve passagens na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça, e Universidade dos Andes, na Colômbia.

O estilo arquitetônico

Possuindo referências dos arquitetos Frank Lloyd Wright, Adolf Loos e Alvar Aalto, Siza conseguiu desenvolver sua própria linguagem, moldada não só apenas de influências modernistas e minimalistas, mas também pela forte tradição construtiva de Portugal. Além disso, Álvaro Siza também teve interesse inicial pela escultura, onde confere diversos toques de singularidade.

“A relação entre a natureza e a construção é decisiva na arquitetura. Essa relação, recurso permanente de qualquer projeto, é para mim uma espécie de obsessão; sempre foi determinante no curso da história e, apesar disso, tende hoje a uma extinção progressiva.” - Álvaro Siza

O expressionismo também aparece frequente em seus projetos, nos quais sempre encontra espaço para retratar emoções.

Obras

CASA DE CHÁ DA BOA NOVA (1963)

Casa de Chá Boa Nova

A Casa de Chá de Boa Nova, é um restaurante e foi construída em 1963, ali é possível conferir a mistura de materiais: concreto aparente, alvenaria, vidro e madeira. Depois de anos, o restaurante passou por uma restauração sob o comando de Siza.

FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (1992)

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

A construção foi iniciada em 1985 e teve seu término em 1992. Ela possui 10 volumes distintos entre si, sendo que são caracterizados por suas peculiaridades, porém obtendo semelhança em sua cor, opacidade e soluções construtivas.

CASA ARMANDA PASSOS (2002)

Casa Armanda Passos

A casa foi projetada para a pintura Amanda Passos, que possui grande referência em artes plásticas contemporâneas em Portugal, na cidade de Porto. A casa alberga o acervo de suas pinturas.

METRÔ DO PORTO (2005)

Metrô do Porto

O metrô é repleto de simetria, paredes brancas em concreto, azulejos, iluminação periférica que caracterizam uma ótima composição harmônica a área interna. É uma forte demonstração de como uma bela arquitetura pode estar presente diariamente na vida das pessoas, mesmo de uma forma sútil, silenciosa mas expressiva.

CASA EM MAIORCA (2008)

Casa em Maiorca

Fica localizada na Espanha, mais especificamente na ilha em Maiorca. Foi utilizado como material o concreto armado, o que possibilita diversas formas e recortes. Em alguns cômodos, é possível encontrar alvenaria de tijolos e uso de metais em esquadrias.

MUSEU MIMESIS (2011)

Museu Mimesis

O Museu Mimesis foi arquiteto por Siza em parceria com Carlos Castanheira e Ju Sung Kim, na Coréia do Sul. O museu possui formas curvas de concreto aparente cinza claro.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA NADIR AFONSO (2016)

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso

Localizado em Chaves, Portugal, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso é assinado por Álvaro Siza. O projeto possui 2700m².

Através desses exemplos, conseguimos perceber a evolução do seu conceito arquitetônico com o passar do tempo. No início, possuía uma linguagem bem modernista, com grandes formas em concreto, mais bruta e sem adornos. E, ao longo dos anos e projetos, a contemporaneidade vai ganhando forma, com um trabalho diferente nos detalhes e mistura de materiais.

Diante da experiência que estamos passando aqui em Portugal, tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais de suas obras na cidade de Porto. Lá possui, de fato, muito das obras de Álvaro Siza. O arquiteto é uma figura muito importante para a cidade, onde conseguiu apresentar diversos traços contemporâneos diante de seus projetos. Além disso, a cidade apresenta uma forte cultura e interesse por arquitetura, principalmente porque a primeira Escola de Arquitetura surgiu lá, a antiga Belas Artes.

Casas de Porto ao fundo

A cidade de Porto

Porto é a cidade que deu nome a Portugal. Conhecida pelo seu vinho e por ser a “capital portuguesa da arquitetura”. A cidade possui a mescla do antigo e histórico com a contemporaneidade. Além das diversas obras de grandes nomes da arquitetura portuguesa como Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, encontramos também outras obras super interessantes. Entre as que mais chamaram a atenção, destacamos a Casa da Música, do arquiteto Rem Koolhas.

Sede da Orquestra Nacional do Porto, segue um programa de caráter cultural, com uma grande sala de concertos, no interior. Além de sua forma inusitada, um modelo facetado em concreto branco, o que mais impressiona no projeto é a relação que se estabelece entre o exterior e interior do edifício, e como os elementos formais, que caracterizam o mesmo, são percebidos e vivenciados nos interiores. A grande fachada em vidro ondulado, que configura o hall do auditório com uma visual da cidade; as formas inclinadas e rasgos das fachadas, que compõem e trazem luz aos espaços de circulação, são uma grande surpresa ao visitar o edifício.

Casa da Música em Porto

Já outro projeto que vimos em Porto foi a renovação da antiga Praça de Lisboa, desenvolvida pelo arquiteto Pedro Balonas, que trouxe traços modernos ao meio do centro histórico da cidade. Além disso, o projeto possui um desenho formado pelo piso e cobertura, em que aparenta um rasgo na cobertura que dá um visual para a criação de um jardim suspenso, trazendo dupla funcionalidade ao espaço da praça com detalhes bem executados nos elementos urbanos.

Praça de Lisboa


Ficamos contentes em poder conferir pessoalmente alguma das obras do arquiteto Álvaro Siza aqui em Portugal. Ele é realmente uma grande inspiração para projetos modernistas e contemporâneos!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.