Projetos de Reforma: a importância de contratar um arquiteto

Arquitetura Ana Luiza 13/11/2018

Fazer reformas significa realizar mudanças. Em nossa vida, isso é algo importante de acontecer. E na arquitetura também é. Olhando mais para a perspectiva da área em que atuo, os projetos de reforma vêm crescendo bastante neste ano. De acordo com o CAU (Conselho de Arquitetura), em 2017, o crescimento foi de 13% nos projetos que envolvem reformas. Dois dos principais motivos para esse progresso se dão através da Norma de Reformas da ABNT e também da execução de reforma para a população de baixa renda, onde procura-se combater o déficit de habitação no país. Em projetos de reforma residencial, posso dizer que tenho bastante experiência.

Para esses tipos de projeto, é imprescindível a contratação de um arquiteto, pois, como se trata de alterações a uma construção consolidada, não é algo “simples”. Pelo contrário, exige uma atenção e cuidados redobrados, principalmente pela questão estrutural dos edifícios envolvida. E é por isso que a Norma de Reformas da ABNT está tão em rigor nos últimos tempos, porque é necessário a fiscalização de um profissional habilitado para a realização desses projetos de reforma.

Além disso, em obras de reformas podem sempre surgir “surpresas” e imprevistos, mas que podem ser resolvidos com um profissional capacitado, planejamento de obras em prazos e custos - caso contrário pode se estender por muito mais tempo ou custar um valor inesperado ao proprietário. O planejamento, neste caso, também é importante antes de iniciar uma obra.

OS PONTOS POSITIVOS DE REFORMAS

- Renovar o ambiente ou imóvel existente, valorizando as potencialidades do espaço;

- Alterar modulações, dimensionamento ou disposição dos compartimentos, para uma nova necessidade ou tendência e estilo de vida;

- Alterar acabamentos e revestimentos, para uma novo gosto pessoal, para renovar ou fazer manutenção, ou simplesmente para mudar mesmo;

Esses são pontos que valem a pena ser valorizados para termos uma moradia renovada, com novas energias, sem ter a necessidade de mudar de local.

*Neste projeto, a antiga construção anexa a uma casa de praia, que era usada como garagem e depósito, transformou-se em um Espaço Gourmet para o lazer da família - Reforma MC.

A REFORMA VAI ALÉM

A reforma é mais do que só uma decoração dos interiores. Ela pode ser um projeto mais complexo em uma casa, onde será construído um espaço anexo ou um segundo piso. E até mesmo em um apartamento, onde vai se quebrar ou construir algumas paredes, para configurar cômodos de acordo com a necessidade do proprietário, alterar pontos de luz, água e esgoto para se adaptarem um novo layout do mobiliário, aumentar e repensar pontos de iluminação, etc. Por isso a importância do acompanhamento de um arquiteto nesses projetos, sendo que o profissional vai ter uma visão global do espaço e poderá sugerir alterações interessantes e possíveis de serem executadas.

*Neste projeto de reforma de uma casa de campo, além de diversas alterações internas - de revestimentos, banheiros, guarda-corpos, etc - a principal alteração estrutural foi na escada interna, que era pequena e em modelo caracol, e já estava se tornando uma preocupação aos proprietários. Acrescemos uma área maior ao espaço interno, cercada por fechamentos em vidro. A nova escada cascata tem patamares largos, degraus revestidos em madeira, guarda corpo de inox e cabos de aço. Para ver a renovação completa, confira: Reforma RQ.

PASSO A PASSO PARA UM PROJETO DE REFORMA

Realizar um projeto de reforma é quase como um projeto de uma residência nova. É buscado entender as necessidades dos moradores, de dimensionamento e configuração dos espaços - que é um Programa de Necessidades, com elementos essenciais que o proprietário deseja. Depois disso, serão realizadas tentativas de unir todos esses desejos na melhor configuração possível.

Dentro do projeto de reforma, também é imprescindível buscar os projetos existentes da edificação, para entender onde estão localizados os elementos estruturais e sistemas elétricos, de água, esgoto, etc, para, assim, ver o que é possível de ser alterado de forma segura e sustentável.

A seguir, propomos uma configuração de layout em planta baixa, onde podemos explicar as alterações em relação ao projeto original. Após isso, é como um projeto novo, detalhando elementos construtivos, revestimentos e acabamentos, indicando local para pontos e infraestruturas.

*Antes e depois do projeto Reforma RM com o fechamento da área de sacada e churrasqueira, integrando-a a sala, de forma que a sensação fosse de que era um só ambiente desde o princípio.

Resumindo:

1) Coleta de dados, projetos e informações com o cliente;

2) Proposta de Layout - planta baixa com a configuração e layout dos ambientes, posicionamento do mobiliário fixo e dimensionamentos;

3) Projetos Técnicos - possibilitar a execução da obra civil; Marcação dos elementos a construir e demolir, revestimentos e acabamentos e arremates construtivos; Alteração e posicionamento de pontos elétricos, hidráulicos e luminotécnicos de forma a se adaptarem a nova proposta de layout; Detalhamento para execução de mobiliário fixo, planejado para os novos espaços;

4) Acompanhamento da obra - garantir a correta execução dos projetos; Tirar dúvidas de mão de obra, direcionar fornecedores para soluções que vão mais de acordo ao projeto idealizado, resolver imprevistos e adaptar o projeto a eventuais situações que podem aparecer somente em obra.

É interessante auxiliar o proprietário apresentando estes conhecimentos técnicos, que em muitas das vezes ele não domina, para que todo processo de reforma tenha um resultados satisfatório, assim, evitando o desgaste, gerar felicidade e renovação ao ambiente.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.