Conclusões sobre 2017 e metas para 2018

Novidades Ana Luiza 21/12/2017

Para comemorar este ano que está nos deixando e dar boas-vindas para o próximo que está por vir, eu, Ana Luiza, gostaria de compartilhar com vocês sobre alguns projetos, experiências de viagens e algumas conquistas que ocorreram ao longo de 2017. Além disso, também aproveito para deixar registrado aqui algumas metas para 2018, e que todos vocês poderão acompanhar.

___

O que falar sobre 2017? Foi um ano de reflexão e amadurecimento na minha maneira de pensar a arquitetura. Saímos da faculdade com muitos conceitos e ideais, que vão sendo inibidos com as demandas do mercado de trabalho. Vejo que cabe a nós, arquitetos, realizar os desejos e vontades do cliente, porém aplicando o seu conceito de arquitetura ideal - para mim, que seja funcional, esteticamente limpa, valorizando elementos naturais. Ideal que está em constante desenvolvimento, conforme vamos ganhando mais experiência com a prática profissional. É a construção do seu estilo como arquiteto, um longo, porém delicioso caminho a ser percorrido.

A criação deste blog vem de encontro a essa evolução, me fazendo pensar e refletir sobre o que me atrai e o que pretendo buscar em meus projetos. Foi um processo longo de concepção da ideia e criação, mas extremamente gratificante.

Paralelo a isso, realizamos projetos principalmente na área de arquitetura de interiores, onde pudemos desenvolver um estilo mais contemporâneo, que tiveram resultados bem interessantes - buscando essa identidade com o nosso conceito de estética. Com elementos em madeira natural, estrutura metálica, concreto aparente, trabalhados com delicadeza, para, assim, atingir um resultado agradável e aconchegante.

Em relação a viagens, tiveram algumas interessantes no meio do caminho, que sempre nos fazem crescer de alguma forma. A arquitetura é uma profissão onde estamos em constante evolução, e uma viagem é conhecimento e cultura. Tudo o que estamos vendo é absorvido e vai auxiliando a construir nosso pensamento de arquiteto.

Em uma viagem a São Paulo, cidade cheia de vida e novidades, com o intuito de visitar mostras de decoração. Acabou sendo ainda mais construtiva ao visitar outros locais da cidade, com lojas e fornecedores que eu não conhecia, e ver uma possibilidade de estilo arquitetônico diferente.

Outra viagem foi para a europa - Lisboa e Malta, no qual possui arquiteturas seculares, onde tem-se um banho de cultura e história. Em Lisboa, se vê claramente as nossas origens culturais e arquitetônicas. Em Malta, me surpreendi com a antiguidade e história encravada em todo o país. Uma história que inicia nos primórdios da humanidade, um país que passou por diversos domínios e hoje é uma mescla de todas essas culturas.

E, por fim, uma viagem a Bariloche - Patagônia Argentina, onde pude vivenciar uma arquitetura muito diferente da nossa, para regiões frias. Encontramos alguns locais especiais, instalados em meio a montanhas nevadas, mesclando elementos tradicionais da região com uma pegada contemporânea, que me encantaram.

Para 2018, estarei desenvolvendo ainda mais o meu conceito arquitetônico. Estarei passando uma temporada na Europa, com base em Portugal, absorvendo toda a cultura que eles têm a oferecer. Visitarei as mais importantes feiras e mostras de arquitetura, em diversos países, ao longo do ano. Aproveitarei para conhecer os pontos mais importantes de cada cidade, de arquiteturas antigas a modernas, e tudo que o bom design europeu tem a oferecer para interiores contemporâneos e cheios de estilo. Cada momento vivenciado será para adquirir novas ideias e referências.

Vou relatar tudo que vir de mais interessante, todas as novidades e tendências, aqui no blog e redes sociais, e no segundo semestre estarei de volta para aplicar todo esse conhecimento em meus projetos.

__

Espero que tenham gostado das conclusões sobre este ano e também sobre as metas para 2018. Desejo a todos um próspero ano novo, com muita paz, amor, alegria e sucesso. Até mais!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.