O Dia Mundial da Arquitetura

Novidades Ana Luiza 06/10/2017

Ir atrás de inspirações, pesquisar várias vezes, obter ideias, formar um conceito, colocar no papel, começar a projetar, deixar tudo harmônico, finalizar e apresentar. Após isso, é esperar o feedback do cliente, constatar se todas as necessidades foram supridas com o que foi proposto e, assim, dar início para a realização da obra na prática. Basicamente, essas são as principais fases que um(a) arquiteto(a) passa em seu dia a dia na hora de projetar. A criatividade precisa estar sempre afiada para desenvolver projetos bonitos e inovadores.

Se viajarmos para outra cidade, estado ou país podemos verificar diversos edifícios espalhados pelo lugar. São diversas construções com suas próprias características culturais e regionais, nos quais podem se tornar símbolos e, consequentemente, pontos turísticos para os visitantes. E quem possibilita essa diversidade é a arquitetura, através de diversos profissionais da área que utilizam de suas mentes criativas em prol de projetar. No dia 5 de outubro, por exemplo, é comemorado o Dia Mundial da Arquitetura, com o objetivo de celebrar toda essa diversificação de projetos no mundo, mas também compartilhar conhecimentos sobre todo o âmbito da arquitetura.

Neste ano, o Dia Mundial da Arquitetura aborda o tema “Climate Change Action!”, escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), no qual obtém esforços para que arquitetos e urbanistas promovam ações conscientizadoras contra as mudanças climáticas (um dos grandes problemas do século XXI). A entidade, que representa mais de 1.3 milhão de arquitetos de todo o mundo, aponta a urbanização das cidades e o alto desenvolvimento das construções como principais responsáveis em acarretar o aumento do consumo de combustíveis fósseis e também da emissão de gases de efeito estufa.

O papel do(a) arquiteto(a) e urbanista é importantíssimo nesse quesito. Através da inovação e criatividade é possível buscar soluções sustentáveis, que respeitam o meio ambiente em vez de prejudicá-lo. Aqui no blog, por exemplo, já comentamos como as estruturas metálicas possibilitam trazer modernidade, inovação e sustentabilidade para um projeto, pois são totalmente recicláveis e ecológicos. É uma ótima alternativa para um(a) arquiteto(a) aplicar em seus projetos e abraçar essa causa fielmente.

Nós apoiamos essa causa e celebramos o Dia Mundial da Arquitetura com muita alegria e satisfação!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.