A estética do arquiteto israelense Pitsou Kedem

Referências Ana Luiza 03/10/2017

A arte de de arquitetar demanda diversos fatores. Pesquisar, estudar e buscar referências são pilares fundamentais na vida de um(a) arquiteto(a). A internet, por exemplo, nos auxilia (e muito) durante essas tarefas, principalmente na hora de conhecer novos arquitetos e seus projetos. Afinal, inspirações sempre são bem-vindas e, ao decorrer do tempo, conseguimos encontrar pessoas que aguçam a nossa imaginação e, consequentemente, utilizamos como uma figura de referência em futuros projetos.

Pelo fato da arquitetura existir desde os primórdios da humanidade, já foram desenvolvidos milhares de projetos com características muito distintas, de acordo com costumes, culturas e aspectos geográficos. Diante disso, existem diversos(as) arquitetos(as) espalhados(as) pelo mundo nos quais se tornam consideravelmente conhecidos por suas criações e servem como fonte de inspiração para os profissionais da área. Um arquiteto que possui uma forte influência e identificação no estilo arquitetônico, para nós, é o israelense Pitsou Kedem.

*J House projetada pelo arquiteto Pitsou Kedem, com formas e recortes inusitados em sua estrutura.

Através do estilo atribuído em seus projetos, Pitsou, constantemente tem seus projetos divulgados em blogs e sites de arquitetura. Ele atribui linhas retas e formas simples, e em sua estética possui volumes que se complementam: cheios e vazios. Utiliza de materiais em sua forma natural, com o objetivo de valorizar as formas, tais como o paisagismo em vegetação e pedras, bem como a aplicação de concretos, estruturas metálicas, aço corten, madeira e vidro.

*Jogo de alturas e recortes nos volumes, cria uma dinâmica interessante neste projeto - AB House - do arquiteto.

O israelense, em sua maioria, apresenta projetos com propostas de integração entre os ambientes, com recortes nas fachadas que criam aberturas e esquadrias diversificadas. Também foca seus esforços em valorizar a sensação que a pessoa irá ter quando estiver dentro dos ambientes, criando, na maioria das vezes, truques de ilusão de ótica, no qual garantem experiências visuais muito interessantes.

* A abertura de grandes vãos livres proporciona essa sensação de integração total entre o ambiente interno e externo em S House.
Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.