O Study House 21 de Pierre Koenig

Referências Ana Luiza 29/06/2018

Considerado uma das obras mais emblemáticas do modernismo, o case Study House 21, ou também conhecida como Bailey House, do arquiteto americano Pierre Koenig está localizada em Hollywood Hills e fez parte das Case Study House realizada pela revista Arts & Architecture durante os anos de 1945 a 1966.

Para a idealização do projeto, o arquiteto usou uma variedade de materiais industriais em sua construção. A primeira vista, a Study House 21 parece um projeto simples, porém apresenta toda uma complexidade vista diretamente na organização de sua planta.

*Fotos de Grant Mudford.

A casa é totalmente moderna, construída principalmente de aço e vidro, com apenas um andar e coberta de telhado plano. Para o projeto estar em harmonia com o clima que apresenta na região, Koenig adicionou portas de correr com o objetivo de obter uma ventilação cruzada e piscinas rasas para trazer um resfriamento evaporativo aos ambientes. Tudo isso favorece para que o ar fresco e a luz do sol percorra por toda a casa.

*Fotos de Grant Mudford.

Além da estrutura, o Study House 21 possui móveis e decoração contemporânea com um estilo vintage. As cores sólidas remetem um clima dos anos 70, mas com leves toques modernos e frescos.

O design da casa é totalmente limpo, elegante e pacífico. Para muitas pessoas é considerado uma casa dos sonhos, especialmente para aquelas que amam em viver aconchegadamente em Hollywood com todo o clima de Los Angeles.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.