O estilo escandinavo no projeto Apartamento das Divisórias

Referências Ana Luiza 08/12/2017

O estilo escandinavo possui grande apreço pelos arquitetos no mundo todo. Através de uma presença forte do minimalismo, do uso de cores mais sóbrias e neutras, o estilo traz mais simplicidade com toques de elegância ao ambiente. Os projetos de Arquitetura e Design de Interiores que utilizam do estilo escandinavo são bem típicos em países onde os dias mais nublados e com temperaturas amenas são mais constantes, e é a partir disso que surge o porquê do uso de cores mais sóbrias e claras.

Um projeto arquitetônico brasileiro que garante a essência deste estilo é o Apartamento das Divisórias, desenvolvido pelo escritório Casa 100 Arquitetura, que é liderado pelos arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles.

O conjunto de cores

O projeto Apartamento das Divisórias possui uma bela composição de elementos em cores claras e com alguns tons em pasteis. Os acabamentos dos mobiliários incluem nuances de cinza, branco, madeira clara com estruturas metálicas em cobre. Outro ponto interessante de destacar são os itens pontuais na decoração do Millennial Pink, pois essa cor de rosa acinzentado vem a cada dia aparecendo constantemente na moda, design gráfico e arquitetura de interiores, sendo que traz uma sensação nostálgica ao ambiente.

Em si, a tabela de cores do projeto é harmônico: a delicadeza do cobre que entra em contraste com os elementos mais brutos do concreto aparente, em que remete a um cinza claro e também um cinza chumbo; e também a presença constante do branco, que traz uma belíssima conexão entre esses dois extremos.

As peculiaridades

A área social do projeto possui destaque para um ambiente totalmente integrado da cozinha com a sala de estar, sendo que esse é um dos primeiros locais que se vê ao entrar no apartamento. As peças de mobiliário são retrô, o que garante um charme especial, assim como a estampa do tapete e almofadas, piso laminado em madeira rústica, e diferentes texturas asseguram aconchego ao espaço.

O banheiro possui um gabinete de carvalho americano e uma bancada de quartzo. Já as paredes foram revestidas com cerâmica branca e o piso em porcelanato.

O teto do ambiente é em laje de concreto aparente, o que confere traços contemporâneos - onde a prioridade estética é a funcionalidade. Além disso, contém tubulações elétricas à vista. A ausência do forro de gesso não impediu que se trabalhasse a iluminação distribuída - utilizando mais pontos na marcenaria, com arandelas e pendentes, e o trilho de iluminação na cozinha que realiza o papel de distribuição dos pontos de teto.

O Apartamento das Divisórias, realizado pelo escritório 100 Casa Arquitetura, traz toda a atmosfera e conforto do estilo escandinavo, através do equilíbrio entre o aconchego e simplicidade. Nós adoramos esse projeto! E você, gostou de conhecer um pouco mais esse apto? Deixe seu comentário!

*Todas as fotos são créditos de Gui Morelli.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.