A minha experiência no Maison & Objet e Paris Design Week

Eventos Ana Luiza 02/10/2018

Aproveitando a minha estadia aqui na Europa, no início deste mês estive em Paris para participar de mais uma feira de design e decoração que acontece todos os semestres na capital francesa, e tem grande visibilidade e importância no meio. A Maison & Objet é uma feira que chama atenção de diversos profissionais. O evento explora sobre design, moda, objetos e arte para variados estilos. Um grande ponto de referência para renovar ideias e conceitos que acontece desde 1995.

*Em Paris.

Durante o mesmo período, prolongando-se por mais alguns dias, acontece também a Paris Design Week, que complementa o evento espalhando o universo do design por toda a cidade. O evento reúne mais de 200 expositores e traz o melhor do design e decoração de interiores.

Diferente do Salone del Mobile - que participei no mês de abril em Milão - a Maison & Objet tem um viés mais de design. É dividida em dois grandes setores. O Objet voltado para o design de objetos e acessórios decorativos que vão desde utensílios de cozinha a roupa de cama, elementos para crianças e pets, home fashion e fragrâncias e bem-estar, tudo com muito estilo e criatividade. E a porção Maison, que aí sim abrange mais a minha área, de arquitetura, com soluções para interiores e decoração. Mobiliário, luminárias, objetos de decoração, peças de arte, artesanato, tecidos, revestimentos, vegetação e tudo que se possa imaginar.

Vou mostrar para vocês aqui os elementos que mais me cativaram e as tendências que não passam despercebidas.

ESSES BICHINHOS

Não param de aparecer! Estampas, objetos de decoração, mobiliário e luminárias em formatos de animais realmente estão marcando presença na cena do design atual. Trazendo uma pegada meio jungle divertida para dentro de casa, para quem gosta de coisas diferentes dá para ousar e acrescentar alguns objetos assim na decoração. Eu acho demais!


A VEGETAÇÃO POR TODO LADO

Em vasos de diferentes formatos - esses de pendurar trançados em crochê são minha paixão - paredes verdes, tecidos e papéis. A presença da decoração voltada para elementos de vegetação e da natureza é mesmo muito forte, e traz um astral leve e fresh para os interiores.


A PALHA

Aqueles trançados de palha que adoramos nas cadeiras e poltronas, com um toque retrô e muito charmoso. Aparecendo em muitos elementos, desde mesas, armários e luminárias.


AQUELAS PALETAS DE TONS QUE AMAMOS

Os tons terracota combinados aos cinzas queimados, mármores marrons, cobre e latão formam um mix sóbrio e elegante que eu costumo utilizar muito nos meus projetos. E outra queridinha é a combinação do millenial pink com uma paleta em tons pastéis e cinzas.


O MIX COM CORES VIBRANTES

Bem misturadas e de forma inusitada, a combinação de cores vibrantes - verde limão, laranja, azulão, rosa pink - não tem como não prender a atenção e criar peças alegres para a decoração. Ainda mais agregadas a tendências como as texturas de veludo e imagens de animais, ficam super descoladas.


COMBINAÇÕES "OVER" E CHEIAS DE CHARME

Sim, meio over, misturando cores fortes, várias estampas, cristais e objetos decorativos bem expressivos, que nunca imaginaríamos que iriam bem juntos. Porém quando combinados com muito bom gosto, cria desses ambientes que marcam e que amamos.


E OBJETOS SUPER CRIATIVOS E DIVERTIDOS

Quem imaginaria criar um lustre que remete a uma gaiola cheia de passarinho, coloridinhos e fofos. Ou uma boneca em tamanho real, com um guarda-chuva voando, que na realidade é um abajur?! Esse é o diferencial de estar em uma exposição de design, onde não há limites nem regras, e a criatividade aflora em todas as formas.


Foi incrível ter a oportunidade de acompanhar novamente um desses eventos, onde as novidades não param, as tendências surgem e ganham força, e se vive arte, estética e criatividade.

Para quem não teve a oportunidade de visitar pessoalmente, pode se inspirar mais através do site do evento e verificar as novas tendências, produtos e marcas que valem a pena acompanhar!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.