A importância da integração interior e exterior nos projetos

Projetos Ana Luiza Fotógrafo: Pedro Caetano 14/12/2017

Uma das melhores maneiras de trazer sensação de bem-estar e de aconchego em projetos arquitetônicos é a integração dos ambientes internos e externos. Isso porque valoriza tanto a parte de dentro quanto a parte de fora do projeto, o que traz uma sensação de amplitude para os ambientes.

Em nossos projetos, por exemplo, sempre procuramos buscar pela conexão da natureza entorno do ambiente a ser projetado. É extremamente agradável realizar esse tipo de integração, pois como estamos acostumados em ficar na maior parte dos nossos dias em ambientes fechados, em casa ou no trabalho, nada melhor que conectar esses ambientes com a vegetação, céu e iluminação natural.

*Reforma RQ e Interiores Residência MI - vidro fixo mantendo a conexão com o exterior mesmo em locais alternativos

Nos projetos residenciais é interessante interligar a área social interna - sala e cozinha - com uma área social externa (se houver). Por exemplo, um espaço gourmet ou churrasqueira + ambiente da piscina podem ser utilizados em conjunto com os internos se estiverem conectados, criando assim um ambiente social.

E para essa conexão ser o mais bem aproveitada, criamos grandes vãos livres fechados com esquadrias de vidro. Além disso, buscamos trabalhar com folhas grandes de vidro para que o visual fique “limpo”, sendo assim também procuramos sempre propor sistemas alternativos de fechamento.

*Integração total entre o ambiente de estar interno com o externo neste projeto - Residência MI.

A integração interior x exterior em nossos projetos

No projeto arquitetônico VD, por exemplo, a sugestão era trabalhar com esquadrias articuladas para uma abertura total do vão e conexão total do ambiente do Living + Cozinha Gourmet c/ deck da piscina e churrasqueira. Neste caso, foi uma solicitação do cliente, de que a sala fosse inteira livre e abrisse para a área de lazer externa, formando uma grande área social para encontros e festas. Como nesse projeto seria utilizada a estrutura metálica, que proporciona um grande espaçamento entre os pilares, se tornaria perfeito para a aplicação de esquadria articulada.

*Residência VD

Já no projeto LP, tínhamos uma grande área de preservação ao lado do terreno, no qual fica localizada ao final de uma rua sem saída. Os proprietários escolheram esse local exatamente pelo contato com a natureza e visual. Portanto, o projeto foi pensado de forma que os espaços explorassem ao máximo a paisagem ao redor. Tanto na área social do pavimento térreo, que é toda voltada e conectada a essa lateral do terreno - quanto a área íntima do pavimento superior. Sendo assim, todos os ambientes de maior permanência da residência contém visual e integração com o exterior.

*Pavimento inferior e superior com a vegetação do entorno presente nos ambientes internos - Residência LP.

Em relação a apartamentos, normalmente a conexão com o ambiente externo se dá por meio da sacada da área social. Quando se tem a opção de fechar a sacada, para aproveitá-la em qualquer condição climática e ganhar um pouco mais de espaço fechado, é interessante utilizar um sistema de fechamento como o REIKI - Projeto MP - que trabalha somente com vidro. Mantendo o visual total externo, porém com uma sensação de ambiente interno.

*Exemplo de fechamento com sistema REIKI no Apartamento MP.

A integração do interior e exterior nos projetos possibilitam adequar lugares mais acolhedores e que garantem mais confortabilidade para as pessoas. Uma boa alternativa para quem adora ter mais contato com o ambiente externo!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.