Como usar os materiais brutos para a decoração de interiores

Projetos Ana Luiza 28/02/2018

Hoje em dia, o uso de materiais brutos na arquitetura é uma grande tendência. Eles trazem uma grande personalidade e mais presença aos projetos de interiores, mesclando autenticidade com uma atmosfera diferente aos ambientes.

Em nossos projetos, adoramos utilizar alguns materiais como o cobre, concreto, aço, cimento queimado, pedra e madeira. Eles oferecem a possibilidade de ser utilizados em suas composições naturais, a qual, na nossa opinião, é a forma mais original e bonita de se aplicar em projetos e acaba resultando em ambientes diferenciados. Além disso, há também a opção de aplicar acabamentos que simulam a aparência dos materiais brutos como, por exemplo, tipos de porcelanatos, revestimentos cerâmicos, pedras sintéticas ou mdfs.

Para entender melhor como podemos aplicar os materiais brutos nos projetos de decoração de interiores, separamos alguns dos nossos projetos para exemplificar melhor. Confira abaixo.

Apartamento MP

Neste projeto foi aplicada a ideia das tonalidades e composição com acabamentos do tipo concreto e cobre. O revestimento cerâmico 3D e o corian das bancadas trazem uma aparência moderna e com a cor e aparência do concreto, já os mini-pendentes e arandelas têm acabamentos de cobre.

A composição desses tons, com um mármore preto e delicado, e também com elementos de cristal e metalizados, trouxe uma aparência mais sofisticada aos acabamentos.

Apartamento TA

Através da ideia de ser um apartamento para um jovem solteiro, o objetivo foi trazer uma aparência mais urbana e rústica. Foi aplicado um revestimento de cimento queimado na parede e parte do teto, e com tijoletas rústicas na parede de cozinha.

Aliado a elementos metálicos nos pés da mesa, banquetas e abajur, na cor azul.

Reforma RQ


Neste projeto, podemos destacar a valorização da utilização de elementos naturais na escada - composição de madeira rústica com cabos de aço.

Residência LP

O elemento de destaque neste projeto que realizamos é o Aço Corten, utilizado na sua forma natural. Diante do uso de chapas de 3mm que revestiram os volumes da lareira e churrasqueira, conseguiu ser criado um visual bem diferente e interessante. Nos interiores, elas receberam aplicação de um selador para segurar o processo de oxidação do corten, mas a opção foi utilizar a chapa de metal real, que tem um diferencial aos revestimentos que imitam o mesmo.

Já em relação as cores, traz alguns elementos com acabamento em metálico e cobre.

Apartamento RM

Neste apartamento, a ideia era de rusticidade com um toque mais urbano. A combinação foi de concreto aparente no revestimento em porcelanato da churrasqueira e bancada, com elementos estruturais metálicos pretos, que trazem um ar mais contemporâneo e descolado. Os painéis ripados e o forro em madeira natural, aliados a outros materiais rústicos, existentes no apartamento, resultaram em um ambiente super aconchegante.

O uso dos materiais brutos na decoração de interiores é uma ótima opção para inovar e esbanjar mais personalidade para o seu lar. Caso você deseja mais informações e tenha interesse de criar um projeto de interiores seguindo esses moldes, só entrar em contato conosco por aqui para conversarmos mais sobre. ;)

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.