O desconstrutivismo de Frank Gehry

Arquitetos Ana Luiza 07/02/2018

Quando se fala em arquitetura desconstrutivista, é fácil lembrar do nome do arquiteto canadense Frank O. Gehry. Ele nasceu em Toronto, no Canadá, no ano de 1929, mas depois de alguns anos mudou-se com a sua família para Los Angeles. Após isso, estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e depois especializou-se em design na Harvard. Ele foi considerado um dos arquitetos mais famosos do século XX.

O primeiro sucesso de Frank se deu através da linha de mobiliários Easy Edges, em 1972, onde produziu 14 móveis de papelão ondulado, com texturas robustas e macias. Essa linha proporcionou um grande sucesso para o arquiteto, pois ele conseguiu apresentar uma dimensão estética diferente ao papelão e agradou diversos olhares das pessoas.

Na arquitetura, o arquiteto canadense realiza manipulações de linhas e planos e constrói projetos totalmente diferentes do que somos acostumados. Através disso, ele conquistou o prêmio Pritzker, em 1989, e diversos outros prêmios.

Ele projetou sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia. Diversos de seus projetos, hoje em dia, são considerados grandes marcos na arquitetura contemporânea, tais como o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles e o Vitra Design Museum, na Alemanha.

*Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles
*Vitra Design Museum, na Alemanha

O Museu Guggenheim em Bilbao, por exemplo, disseminou a fama de Frank para o mundo. O edifício, finalizado em 1997, é praticamente quase todo revestido de titânio, com contornos inéditos, no qual fascina pela sua própria singularidade

*Museu Guggeheim em Bilbao

Outro projeto interessante do arquiteto é o Der Neue Zollhof, localizado em Düsseldorf, na Alemanha. O conjunto de três prédios possuem formas semelhantes mas com revestimentos diferentes. Esse projeto faz parte de um conjunto de projetos que ajudaram a revitalizar a região

*Der Neue Zollhof, em Düsseldorf

Para Frank Gehry, o objetivo de seus projetos é intrigar e atrair o espectador, e para que isso aconteça ele rompeu com a arquitetura tradicional. Com isso, ele garantiu a admiração e também a crítica de muitas pessoas.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.