As principais obras de Lina Bo Bardi

Arquitetos Ana Luiza 18/10/2017

Nascida em Roma, no qual em 1946 trouxe traços da sua cultura e personalidade para o Brasil e que, cinco anos depois, naturalizou-se brasileira, a arquiteta modernista Lina Bo Bardi possui muita história e obras belíssimas em sua bagagem da vida. Ela carrega consigo uma figura feminina forte e marcante na área de arquitetura, e, para ir de encontro ao mês dedicado às mulheres, estaremos falando nesta postagem um pouco mais sobre ela e suas principais obras.

Lina passou por diversos tempos conturbados desde a sua infância, em que teve que enfrentar, junto com a sua família, períodos de crises e guerras, sendo sempre considerada uma criança muito solitária. Ela conviveu intensamente com a guerra e todo o surgimento e ascensão do fascismo italiano. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ela teve o seu escritório bombardeado, porém se manteve firme para seguir em frente com a sua carreira, levando consigo suas características fortes de personalidade e de opinião.

Ao casar-se com Pietro Maria Bardi, em 1946, escolheram se mudar da Itália para o Brasil, os dois começaram a ter contato com vários artistas e expositores, e a partir deste instante que a arquiteta começou a ganhar espaço no seu novo país. Ela criou diversos projetos memoráveis perante a arquitetura, no qual fazem parte fielmente da cultura do Brasil.

As suas principais obras:

Museu de Arte de São Paulo - MASP

lina-bo-bardi-ana-luiza-paraiso.jpg

O museu foi idealizado por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Originalmente, o MASP ficava localizado na rua 7 de Abril, no centro de São Paulo. As obras contidas nele foram adquiridas por Assis com preços baixos logo depois da Segunda Guerra Mundial. Depois, Pietro, o marido de Lina, começou a adquirir obras da sociedade local para exposição.

Por conta do crescimento de acervo, aconteceu a necessidade de ir em busca de um novo local para abrigar o museu. A partir daí que a arquiteta modernista entrou em ação. Ela foi convidada para encabeçar o projeto e o MASP mudou para a sua sede atual, a Avenida Paulista na cidade de São Paulo.

Com o objetivo de fazer um ambiente funcional e prático para as exposições, Lina projetou o primeiro museu moderno brasileiro com um vão livre, que mantém a vista para o centro da cidade e que também permite a integração do externo ao interno do museu. Além disso, nesse quesito, Lina conseguiu demonstrar um bom conhecimento em questões estruturais, para poder propor uma arquitetura assim, e sustentar a execução.

lina-bo-bardi-masp-ana-luiza-paraiso.jpg

“Bom, para mim, pessoalmente, como arquiteta, arquitetura é estrutura. Quer dizer, a estrutura de um edifício é elevada ao nível da poesia, como parte da estética. Não há nenhuma diferença. Um arquiteto deve projetar a estrutura como projeta arquitetura, no sentido doméstico da palavra” - Lina Bo Bardi

A construção durou em média 10 anos e até hoje é considerada um dos espaços culturais mais icônicos do Brasil e é o principal projeto da arquiteta.

CASA DE VIDRO

casa-de-vidro-lina-bo-bardi-ana-luiza-paraiso.jpg

A obra foi construída entre 1950 e 1951 e a casa foi projetada para ser a residência de Lina com seu marido. Localizada no bairro Morumbi, zona sul de São Paulo, foi a primeira casa projetada no bairro e também foi a primeira obra da arquiteta no país.

A casa de vidro é cercada por árvores e plantas, nos quais possui jardins internos, trazendo toda a sensibilidade e maestria que Lina teve ao projetar essa obra com o objetivo de manter a vegetação nativa aos arredores.

casa-de-vidro-interior-ana-luiza-paraiso.jpg

Além disso, a casa possui pilares estruturais soltos da fachada (fachada livre); a supressão da simples janela pela junção de painéis de vidro (janelas em fita); o pilotis (sistema de pilares que elevam o prédio do chão, deixando o solo livre); a planta baixa livre (paredes livres da estrutura); e uma estética das formas cúbicas e dos materiais concreto de vidro e aço.

Para melhor compreensão da Casa de Vidro, ela pode ser dividida em duas partes: a primeira que consta a biblioteca, cercada pelas aberturas de vidro, indo em conjunto com um pátio; a segunda são os quartos e a área de serviço.

Hoje em dia, a casa é sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e é aberta para visitas do público.

SESC POMPEIA

sesc-pompeira-lina-bo-bardi-ana-luiza.jpg

O Sesc Pompeia também é considerado uma de suas principais obras e um dos melhores exemplos de brutalismo. É um espaço comunitário e de recreação com salas de aula, biblioteca, teatros, quadras esportivas, piscina, exposições, restaurantes, choperia, etc. É um local que reúne cultura para pessoas de diversas idades.

Uma das principais características do Sesc Pompeia é que tudo se interliga. Lina pensou em todos os detalhes para que cada área pudesse se conectar a outra, com o objetivo de mostrar ao público que ali tudo é possível, ganhando diversos significados.

sesc-pompeira-interior-ana-luiza-paraiso.jpg

A obra foi inaugurada em 1982 e em 2016 o trabalho de Lina recebeu o prêmio, do jornal The Guardian, de 6ª melhor construção de concreto do mundo.

A arquiteta Lina Bo Bardi veio a falecer em 1992, aos 77 anos. Porém, ela conseguiu deixar sua marca registrada na arquitetura brasileira e se transformou em um dos maiores ícones da área no país, em que sempre demonstrava projetos arquitetônicos com significados mais profundos e sociais.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.