LB House: um projeto clean e harmônico

Referências Ana Luiza 03/10/2017

Além de utilizar o seu próprio conhecimento prático e teórico, o dia a dia de um profissional de arquitetura é movido em buscar referências da área, em que possibilita facilitar o agrupamento de ideias e conceitos, nos quais também auxiliam a desenvolver com mais sucesso o planejamento dos projetos. Como a arquitetura existe desde os primórdios e, ao passar do tempo, ela foi se tornando peculiar através de milhares de arquitetos(as) espalhadas pelo mundo todo, há centenas de obras que se tornaram grandes inspirações para os profissionais da área.

Um projeto recente, no qual vai de acordo com a nossa identificação arquitetônica é o LB House. Essa residência fica localizada na cidade de Rishon LeZion, em Israel, projetada em formato em “L” com 600m², contendo uma piscina e desenvolvida pelo escritório Shachar-Rozenfeld Architects.

LB House traz uma estrutura robusta, com formas retas e alinhadas, indo de encontro com características geométricas na parte vazada dos vãos. Uma combinação de formas “simples”, planos e volumes que igualam uma harmonia em sua própria composição. Os grandes vãos e cantos livres no pavimento térreo, por exemplo, proporcionam o deslocamento da fachada, através do envidraçamento e integração total interno e externo da obra. Imagine acordar naquele quarto projetado de frente à piscina? Uma delícia!

A escada com degraus soltos um dos outros é mais um detalhe arquitetônico de encher os olhos, no qual traduz uma boa estética ao ambiente. Além do conjunto de porta de entrada + pé direito duplo - que traz uma amplitude logo na chegada - + vidros fixos em cima. O lado mais amplo da casa, que este possui 28m, contém a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, enquanto que o lado mais curto está o quarto.

Foi realizado um processo minucioso na escolha dos materiais. A fachada de trás é composta por madeira de cedro, enquanto a fachada da frente é revestida com grelhas elétricas verticais que permitem aos donos da residência um melhor controle do clima, possibilitando fechá-las ou abri-las quando achar necessário.

No geral, a composição dos acabamentos esclhidos - madeira em tonalidade caramelo, esquadrias pretas, paredes brancas e vidraçaria, formam um belo conjunto de equilíbrio ao projeto. O piso, por exemplo, é revestido todo de madeira, no qual traz um aconchego para os interiores que seguem em uma paleta de cores mais neutras.

O LB House traduz uma beleza e essência arquitetônica, que tem a maioria dos seus ambiente voltados para à piscina, fazendo essa conexão entre eles. Uma ótima ideia de projeto que fez o equilíbrio entre a integração total dos ambientes e das pessoas que estão na residência.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.