Tipos de persianas para sua casa

Tendências Ana Luiza 04/05/2018

Práticas e modernas, as persianas controlam a entrada de luz e ganham cada vez mais espaço na composição de diversos projetos residenciais. Elas valorizam e trazem elegância ao ambiente. São feitas através de um sistema de roldanas, que permite um controle de luminosidade, dispondo da possibilidade de uma abertura total ou parcial das lâminas.

As persianas são feitas principalmente de PVC, alumínio, madeira, bambu e revestidas com tecidos. Podem ser encontradas em vários tipos e estilos. Para você saber mais sobre isso, separamos uma listinha com os principais tipos de persianas para harmonizar perfeitamente um espaço.

PERSIANA VERTICAL

A persiana vertical oferece um grande controle da intensidade de luminosidade dentro de um ambiente, principalmente para deixar o espaço mais aconchegante. Esse tipo de persiana garante mais funcionalidade. É facilmente encontrada em PVC e tecidos translúcidos.

Persiana vertical
*Persiana vertical para sala de jantar
Persiana vertical
*Persiana vertical para sala de estar

PERSIANA LAMINADA

Era muito comum em escritórios, porém, hoje em dia, está bem presente em residências. A persiana laminada é prática e proporciona um bom controle de luz. São mais utilizadas em materiais como madeira e alumínio.

Persiana laminada em madeira
*Persiana laminada em madeira
Persiana laminada de alumínio
*Persiana laminada de alumínio

PERSIANA BLACKOUT

Permite o controle em níveis de escurecimento, visibilidade e luminosidade. Possui diversas opções de tecidos para esse tipo de persiana, mas é mais comum ser encontrada em linho, algodão ou fibras naturais.

Persiana blackout
*Persiana blackout | Juliana Pippi Arquitetura e Design | Foto: Rô Reitz
Persiana blackout
*Persiana blackout

PERSIANA SILHOUETTE

A persiana silhouette, além de controlar a entrada de luz, também dão leveza à decoração. É geralmente confeccionada com tecidos.

Persiana silhouette
*Persiana silhouette | Foto: Arthur Decor
Persiana silhouette
*Persiana silhouette | Foto: Gerez Decorações

PERSIANA PAINEL

Esse tipo de persiana também bloqueiam a entrada de luz externa. São elegantes e produzidas em sarja ou lona.

Persiana painel
*Persiana painel | Foto: BLiNDLUX
Persiana painel blackout
*Persiana painel blackout | Foto: Cortinas Louzada

Como você pode ter percebido, existem diversos tipos de persianas e, para escolher a melhor opção, é necessário realizar uma análise para ver o melhor tipo de ambiente em específico e deixá-lo agradável.

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.