5 tipos de janelas para projetos arquitetônicos

Tendências Ana Luiza 21/06/2018

Um projeto arquitetônico exige diversas pesquisas e referências para ser criado. Além da parte mais técnica da arquitetura, também é necessário escolher quais cores serão pintadas as paredes, os tipos de móveis dispostos, as decorações para casa e entre outros itens. E um dos pontos essenciais ao projetar uma casa, por exemplo, é a escolha do tipo certo de esquadrias, comumente chamadas de janelas.

A janela está dividida entre a estética final e o projeto técnico, onde são conferidos o tamanho ideal, o design e o tipo de material que ela dispõe, visto que garanta uma boa entrada de luz, ventilação e equilíbrio térmico ao ambiente. Caso a escolha de uma janela seja feita equivocadamente, isso pode afetar diretamente na sensação dentro e fora da casa.

Para a escolha da janela ideal, é necessário uma pesquisa dentre as diversas opções disponíveis no mercado, o que também depende da necessidade do espaço e da abertura que deseja ter. Existem modelos com diferentes tamanhos e formatos. Veja abaixo 5 tipos de janelas que separamos para você se inspirar nos projetos.

JANELAS DE CORRER

*Primeira foto de SVS Esquadrarias.

Funcionam por meio do deslizamento horizontal das folhas e isso faz com que essas janelas não ocupam espaço interno. Elas são mais estáveis, o que acaba sofrendo menos interferência do vento em relação a outros tipos de esquadrias, por exemplo. Em nossos projetos, particularmente, utilizamos mais as janelas de correr, sendo que é bem comum distribuirmos as folhas de maneira que fique com o máximo de vão aberto nos ambientes. Além disso, também gostamos de incorporar telas mosquiteiras ou persianas integradas a estrutura da esquadria, o que se torna muito mais prático, tanto para conforto quanto para segurança, e procuramos também aplicar em ambientes sociais e, principalmente, de dormir.

JANELAS MAXIM-AR

As janelas Maxim-ar tem o seu funcionamento feito por um eixo horizontal e são compostas por uma folha. Essa folha é projetada para o exterior da casa ou edifício, no qual garante a ventilação total ou limitada. São muito utilizadas em banheiros e cozinhas. Nesses modelos de janelas é possível aplicar telas mosquiteiras na parte interna.

JANELAS PIVOTANTES

São folhas que giram em torno de um eixo vertical ou horizontal com suas laterais e extremidades. São modelos práticos onde podem ser abertas apenas algumas frestas. Além disso, as janelas pivotantes permitem o direcionamento do fluxo de ar e ocupam pouco espaço. 

JANELAS PANTOGRÁFICAS

Também são conhecidas como janelas sanfonadas. As folhas dobram conforme a abertura, fazendo com que o vão fique bem aberto. Ideais para ambientes espaçosos, que podem ser abertos totalmente.

JANELAS OSCILO-BATENTE

Tem a opção de abrir como uma “porta” e também a opção de tombar, que abre como uma maxim-ar ao contrário. Permite uma abertura total do vão ou apenas uma fresta que possibilita deixar um ar circulando mantendo a segurança, pois não tem como entrar por ela quando está neste modo.

As diferenças entre as esquadrias de alumínio e pvc

Alumínio

As janelas de alumínio possuem uma boa relação de custo e benefício. O alumínio é um material durável e as janelas compostas com esse material oferecem um visual bonito, com acabamentos em anodização ou cores lacadas.

PVC

Hoje, o melhor material para esquadrias (janelas e portas) é o PVC. Possui vida útil, não sofre corrosão, tem alta resistência às condições climáticas e um ótimo conforto acústico. Esse material permite folhas maiores do que as linhas mais básicas do alumínio, ótimo para aplicar em grandes vãos livres, por exemplo.


A escolha das janelas é muito importante para uma boa composição do design arquitetônico e segurança da edificação. É válido ressaltar a importância de não misturar tipos de materiais, por exemplo, madeira com PVC ou alumínio. Procure manter um tipo de material para o projeto, assim assegurando um visual mais harmônico.

Foto de capa: Chadbourne + Doss Architects

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.