Salone del Mobile 2018: conheça as tendências

Eventos Ana Luiza 01/05/2018

O Salone del Mobile é o maior evento de arquitetura que acontece em Milão todos os anos no mês de abril. O objetivo principal era de apenas expor e divulgar o design de mobiliário italiano, porém o evento acabou ganhando proporções mundiais. Na feira, é possível encontrar marcas de todo o mundo, que expõem suas mais novas criações, composições de materiais e tecnologias, e sugerindo as novas tendências para o design de mobiliário e decoração de interiores.

Visita ao Salone Del Mobile 2018

Eu, Ana, já tinha muito ouvido falar e acompanhado de longe as edições anteriores, mas neste ano, como estou em Portugal, mais “pertinho” da Itália, não podia deixar de conferir o Salone del Mobile ao vivo. Para se ter uma ideia, o evento é composto por 20 pavilhões divididos por temas: Design Contemporâneo, Clássico, Luxo, e na edição deste ano ocorreu o especial de Cozinhas e Banheiros. Somente a via central que dá acesso aos pavilhões tem mais de 1,5km. É uma longa caminhada dentro para conferir tudo (risos). Passei dois dias explorando o máximo que a feira disponibiliza para as pessoas, absorvendo tudo o que os ditadores de tendência tem a mostrar para o ano de 2018.


DESIGN - Salone Internazionale del Mobile

É disponível imensas opções, em todos os estilos e para todos os gostos. Design de mobiliário clássico, contemporâneo, nórdico, asiático, etc. O meu estilo arquitetônico segue uma linha mais contemporânea, onde o mobiliário possui estruturas metálicas, e formas em madeira. Características minimalistas da arquitetura asiática e funcionais da nórdica, também chamam (e muito) minha atenção. Então, a minha seleção dos melhores seguem por essa linha.

Design - Salone Del Mobile 2018
*Os Italianos - Poliform, Arflex, EmmeBi, Bonaldo, Moroso, Kartell - com seu design contemporâneo que traz sempre composições com acabamentos elegantes e ambientes eternos.
Design alemão - Salone Del Mobile 2018
*Alemãs - Walter Knoll. Espanholas - Expormim, Kettal. Regiões de Alpes, Zeitraum, S de Sede, Vitra. Nórdicas - Muuto. Japonesas - Ritzwell

COZINHA - Euro Cucina

Cozinhas para inspirar, em diversos estilos, com diferentes combinações de materiais e acabamentos inovadores. As mais contemporâneas, possuem mobiliário de linhas retas e frentes lisas. Tem a combinação em cores sóbrias, marmorizados clássicos e utensílios modernos.

E as tradicionais têm lambris, frentes trabalhadas e puxadores delicados. Composição de tons pastéis, madeiras clarinhas, cerâmicas decoradas e utensílios retrô. O que eu mais gosto nesse estilo,  é como podemos expor os utensílios, temperos e mantimentos, que usamos no dia a dia como decoração.

Cozinha Euro Cucina - Salone Del Mobile 2018

Alguns elementos diferentes que notei na exposição: Acabamentos imitando mármore, aplicados tanto nas bancadas quantos nos armários; Bancadas em ilha com detalhe das cavas e frente da gaveta em todas a laterais; Caixas de madeira fazendo vez de gavetas.

BANHEIROS - Salone Internazionale del Bagno

A exposição de banheiros - ambiente que amamos trabalhar - foi uma delícia de ver. Várias ideias interessantes de composição de bancadas, em pedra ou na própria cerâmica, e mobiliário mais clean ou mais trabalhado, com madeiras e coloridos. Espelhos em formatos diferentes, arandelas e mini-pendentes charmosos, cerâmicas e metais em cores e design inusitados, completam os projetos.

Banheiros - Salone Internazionale Del Bagno


Tendências

COMBINAÇÃO DE TONALIDADES

Foi possível conferir algumas paletas de cores que sugerem combinações que se completam, como: variados tons pastéis, rosas claros com cinzas ou beges; azuis e verdes opacos e acinzentados; tons terrosos com azul e verde fechados.

Combinação de tonalidades

ULTRAVIOLETA

Foi interessante ver a cor eleita do ano (que cá para nós, não parecia ser muito fácil de aplicar ao design de interiores) aparecer de forma discreta ou destacada em diversos ambientes. Também vimos como usar o Ultravioleta, em sua aparência viva e original; ou dissolvidos em tonalidades mais sutis de roxo, que remetem ao mesmo. Combinado com tons de púrpura ou terrosos mais sóbrios ou em uma composição mais clara de rosas pastéis e cinzas.

Ultravioleta

COLORS

Moderna, descolada e alegre, uma decoração com elementos super coloridos, estampados com certeza quebra a monotonia e não passa despercebida! Para quem gosta de ousar, e tem uma paixão por cores vivas, frescas e que levantam o espírito, como nós, vale a pena investir na ideia.

Colors

MEIO AMBIENTE

Muitas marcas expressam sua preocupação e valorização do meio ambiente, tratando suas matérias-primas com respeito. Tem o objetivo de transpassar esse sentimento em visões da natureza no seu mobiliário, e na busca por materiais que remetem a natureza, na representação da mesma, em forma de arte ou ampla utilização de vegetação como elemento decorativo.

Meio Ambiente
*Segundo a Zeitraum, seu mobiliário são obras primas esculpidas em madeira maciça, buscando unir design e ecologia

ESTRUTURA METÁLICA

Esbeltas estruturas metálicas, em cores ou metalizadas, aparecem muito nos móveis contemporâneos, assim como no mobiliário planejado de diversos ambientes. Como já comentamos aqui, são utilizadas como alternativa para sustentação do mobiliário, trazendo uma aparência mais leve e moderna.

MATERIAIS DIFERENTES

É sempre interessante acompanhar nesses eventos o lançamento de novos materiais, com características inovadoras ou aparência inusitada. Abrindo novas possibilidades de combinações para projetos futuros. Combinar materiais de características distintas é um item essencial para criar um projeto ou mobiliário diferenciado, na minha opinião.

Materiais diferentes

ESPAÇOS PEQUENOS

Com a tendência dos espaços urbanos se tornarem cada vez mais concorridos, as habitações se tornam cada vez menores e versáteis. Muito do mobiliário europeu já tem dimensões mais compactas do que o brasileiro, mas o design vem ultrapassando os limites convencionais, com ferragens e tecnologias inovadoras, criando espaços que se transformam. Habitar, dormir, cozinhar, receber e conviver, no mesmo espaço.

Espaços pequenos


Acho que não preciso nem concluir o quanto foi válido para mim vivenciar um evento como esse. Realmente é um combustível para a nossa imaginação, a cabeça fica à mil, filtrando o que mais combina com nosso conceito, viajando nas instalações mais artísticas e guardando os detalhes práticos. Super empolgada, não podia deixar de compartilhar todos os detalhes com vocês!  

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.