A tropicalidade do Hotel Tiki Tiki Tulum

Referências Ana Luiza 29/01/2018

O Hotel Tiki Tiki Tulum fica localizado na cidade de Tulum, no México, e foi idealizado em 2016 pelo arquiteto Arturo Zavala Haag. O projeto possui apenas quinze habitações e ao seu redor possui uma bela vegetação que harmoniza perfeitamente com todo o seu conceito. A sua arquitetura tem inspiração proveniente dos anos 50, com ares tropicais, tanto na formatação do projeto quanto no design de interiores. Os detalhes tornam-o uma ótima opção de hospedagem para quem visita a cidade.

Além disso, também há traços de Art Déco, que é um estilo artístico que surgiu na Europa na década de 20 e que utiliza muito de linhas circulares, formas geométricas, design abstrato e influências do construtivismo e futurismo.

Na construção do projeto, é utilizado muitos materiais que são encontrados diretamente na região. As principais características arquitetônicas do Hotel Tiki Tiki Tulum são: conexão dos espaços toda ao ar livre; elementos vazados fechando ambientes; e muitas aberturas, que remetem a uma arquitetura de locais quentes e secos. A tropicalidade está presente nas cores vivas, nos revestimentos naturais em pedra e madeira e, é claro, na vegetação por toda a parte. Além do mobiliário em materiais naturais como madeira, palha e rattan.

A escolha do azul turquesa em diversos itens decorativos - tecidos, vasos, mobiliário - e também em acabamentos da arquitetura, faz disso um elemento marcante do projeto. Os revestimentos cerâmicos na piscina, quartos e banheiros, trabalhados em formatos e desenhos diferentes são elementos que chamam muito a atenção dos observadores.

Um grande objetivo de Haag ao criar esse projeto foi a preservação da vegetação que havia (e ainda há) nesse terreno, mantendo a maioria das árvores já existentes ali. O hotel é inteiramente repleto de um ar refrescante, com plantas tropicais e que se completam de forma agradável com a arquitetura criada. Um projeto lindo, diferente e descolado!

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.