Arquitetos que inspiram

Sobre Ana Luiza Fotógrafo: Pedro Caetano 08/04/2020

Ter conhecimento de todas as possibilidades, estilos e conceitos que a arquitetura nos apresenta, é um caminho a ser percorrido lentamente. Buscar referências, estudar bons projetos e conhecer a história de outros arquitetos são exercícios que auxiliam a desenvolver a minha consciência arquitetônica. 

Trago alguns arquitetos modernistas criadores de opinião, com ideais que compartilho e sempre busco trazer para os meus projetos.

Iniciando com um movimento percursor dos nossos padrões estéticos contemporâneos, a Bauhaus, que apresenta a beleza em linhas simplificadas e volumes puros. Seu fundador, Walter Gropius, promovia a união das artes para a criação de um bom produto arquitetônico. Desenvolver o olhar para temas complementares – artes, design e arquitetura, é essencial ao nosso trabalho.

Seu seguidor, Mies van der Rohe com a máxima “menos é mais” nos deixa a essência do minimalismo. Valorizando a luz e a simplicidade, os espaços abertos sem obstáculos e a beleza em função da forma. Considera que a forma não é o objetivo do nosso trabalho, e sim o resultado dos problemas e necessidades da construção.

Um dos pontos que direcionam os meus projetos é que os espaços interiores e exteriores pareçam extensão uns do outros, premissa de Frank Lloyd Wright. Assim como criar uma arquitetura que não fere a paisagem, mas se torna parte dela. Desenvolver uma arquitetura que dialogue com o entorno em que está inserida é nossa responsabilidade enquanto arquitetos. 

Dos cinco pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier, absorvo como principal a planta livre, sem paredes e bloqueios. Acreditamos no valor de criar ambientes que promovam convívio e conexões. No nosso viver contemporâneo não há espaço para desperdício de bens e materiais, não queremos cantos que não são utilizados, nem paredes que bloqueiem as nossas relações pessoais.

A valorização das formas orgânicas, de Oscar Niemeyer, que trouxe as belas curvas a arquitetura nacional. Como evolução a um pensamento racionalista acreditava em somar forma com utilidade e beleza com praticidade. Podemos ser práticos e funcionais, mas temos capacidade de aliar beleza a isso. Não via limites em sua arte, elevando a arquitetura a um nível escultórico.

Outros arquitetos atuais e suas equipes, que para mim são referência por uma arquitetura brasileira de qualidade e por uma arquitetura contemporânea:

Studio MK27 Márcio Kogan, Studio Arthur Casas, Isay Weinfeld, Felipe Hess, FGMF Arquitetos, Gustavo Penna

 Rem Koolhas, Tadao Ando, Álvaro Siza, Pitsou Kedem, BIG Bjarke Ingels Group

Ana Luiza

Arquiteta e Urbanista, com escritório próprio desde 2014, onde vem desenvolvendo projetos na área de arquitetura, reforma e design de interiores.